O método conhecido como preenchimento global da face é um procedimento estético usado para promover uma espécie de harmonização facial.
Geralmente, indivíduos que possuem algum tipo de desarmonia no sorriso, no formato das bochechas ou na saliência das sobrancelhas, por exemplo, são orientados a procurar o tratamento para “alinhar” o rosto.Também utilizamos para preenchimento de sulcos (buracos) que aparecem com o envelhecimento ou perda de peso e para gerar firmeza em certos locais do rosto e corpo. Além desses problemas, podemos utiliar os preenchedores para realçar traços que gostamos ou que foram perdidos, como aumento do volume labial e contorno, desenhar o ângulo da mandibula, realçar o “top model look” (maça do rosto e zigomático), entre muitas outras aplicações.
O preenchimento é feito através de aplicações de algumas substâncias que são acolhidas pelos tecidos da face a ponto de ganharem volume, uniformizando as deformidades. Em nossa clínica, utilizamos o Ácido Hialurônico, que é um composto biocompátivel, ou seja, que já é produzido pelo nosso corpo e não seria considerado um “corpo estranho”.
Existem procedimentos de preenchimento local, que abrangem algumas áreas específicas, tais como:
Por isso, para avaliar a necessidade de se fazer um preenchimento global da face, o paciente deve se submeter a consultas com um médico especializado na realização do procedimento.
De posse das informações, o especialista procederá com aplicações de ácido hialurônico em vários locais do corpo da pessoa, para a obtenção de um efeito uniformizado.
As aplicações são feitas mediante anestesia local e com a utilização de agulhas que podem variar de tamanho e calibre, conforme a profundidade do tecido que for ser tratado.
O resultado das aplicações pode ser visto instantaneamente e costuma durar de 12 a 18 meses.
De uma forma geral, é correto afirmar que o preenchimento global da face é indicado para indivíduos que queiram tratar:
Antes de qualquer coisa, é imprescindível definir um médico especializado no procedimento para acompanhar todo o processo. Por mais que raro, a utilização da técnica errada pode acarretar necrose (morte do tecido) da musculatura.
Esse profissional determinará se existem ou não pontos de atenção ou contra-indicações no caso do paciente em questão.
Contudo, reações como o aparecimento de hematomas ou vermelhidão nas áreas de aplicação, podem ser notadas.
Por isso, o ideal é manter os cuidados receitados, incluindo visitas de acompanhamento.