O problema da queda de cabelo pode afetar a todos, homens ou mulheres.
Atualmente, sabe-se que existem inúmeras causas para o problema como o estresse, o cansaço, algumas doenças e também a questão genética.
A queda tem influência direta na vida do indivíduo, pois afeta sua autoestima e também seu bem-estar.
Dessa forma, é preciso encontrar maneiras de lidar com este problema, descobrir sua causa e apontar soluções. É necessária a realização de vários exames físicos, que vão traçar o perfil do paciente.
A este processo dá-se o nome de Avaliação Tricológica. Ela propõe uma análise clínica detalhada de todo o histórico do paciente, direcionando para o correto diagnóstico e o mais eficiente tratamento.
Coleta de dados de vida do paciente, incluindo sua pré-disposição genética, queixas e histórico de saúde.
Análise detalhada do fio, com atenção em pontos como hidratação, elasticidade e rigidez. Nesta etapa, o tricologista também mensura a queda capilar.
Avaliação do couro cabeludo, com foco em aspectos como hidratação e oleosidade. É a partir deste ponto que é possível traçar as necessidades e carências do paciente.
Aqui, o tricologista analisa a haste capilar, a densidade dos fios, o afinamento, a espessura, vermelhidão, além de dermatites e obstruções no couro cabeludo.
Analisa-se também a fase que os fios se encontram. Todo o processo é feito através de microscopia óptica e digital.
A última etapa serve para sanar dúvidas e apresentar todos os resultados ao paciente, com os dados coletados até então.
São expostos os principais problemas encontrados e os possíveis tratamentos. Além disso, o especialista dá dicas para o paciente manter o couro cabeludo e a haste capilar sempre saudáveis e bonitos.
Para qualquer dúvida, você pode entrar em contato com o Dr. Alex Goldbach!