O transplante capilar FUE, abreviação para o termo em inglês Follicular Unit Extraction, é uma técnica desenvolvida nos Estados Unidos. Seu objetivo é promover o crescimento capilar a partir de fios do próprio paciente.
Para isto, são retirados folículos pilosos (estrutura folicular, composta por um fio de cabelo) de uma área doadora com fios em abundância, que são posicionados numa área em que se deseja uma densidade maior de fios.
O procedimento começa com uma análise minuciosa do couro cabeludo, identificando a área doadora e a área receptora dos fios.
Após esta análise, é feita a infiltração anestésica local, para um maior conforto do paciente. Depois disso, o cirurgião extrai as unidades foliculares, separando-as para posterior implantação. Diferente de outras técnicas, a técnica FUE não deixa cicatrizes lineares.
O médico respeita o desenho natural dos cabelos, além do contorno da face do indivíduo. Quando realizada de forma correta, a técnica apresenta resultados naturais. Os fios transplantados são naturais e não há possibilidade de queda.
Atualmente, o procedimento é tido como referência, com cicatrização rápida e natural, e incisões menores que 1mm. Vale salientar que este tipo de transplante capilar não interfere em qualquer característica do paciente e possibilita diferentes cortes de cabelo, até mesmo raspado na máquina.
Os cuidados pré-operatórios incluem uma rigorosa avaliação do histórico clínico do paciente, seguido de exame físico. Entre outros cuidados, podemos destacar:
No pós-operatório recomenda-se o repouso por pelo menos 24 horas, a fim de evitar possíveis edemas. O uso de analgésicos é recomendado para o alívio de possíveis dores ou desconfortos. O paciente pode retomar à sua rotina normal, incluindo a prática de exercícios, em 10 dias.
Após a realização do procedimento, em geral, os folículos capilares levam aproximadamente 90 dias para completar seu desenvolvimento e crescer. Dessa forma, os resultados definitivos podem ser observados em até 18 meses.
Não há necessidade de internação; o pós operatório não apresenta fortes dores ou incômodos. Vale salientar que esta técnica pode ser aplicada em outras regiões do corpo, como tórax e barba, sempre com minuciosa análise profissional.
O Transplante capilar é permanente! Ou seja, não existe tempo de duração! A única limitação é a quantidade de folículos na área doadora, pois existe um limíte máximo que pode ser usado, podendo ser realizado em uma mega sessão ou sessões divididas, a depender da avaliação de cada caso.
Não. Seu organismo vai rejeitar os novos folículos. Como os folículos utilizados são do próprio indivíduo, a taxa de rejeição é nula.
É importante dizer que o resultado deste tipo de transplante capilar será imperceptível se você escolher uma clínica com profissional qualificado e apto a realizar o procedimento.
Por isso, verifique se há todo o suporte e segurança necessários para a realização da cirurgia e desconfie de locais que oferecem “milagres”, o que inclui preço muito baixo ou tempo reduzido para o procedimento.
Dúvidas sobre o transplante capilar FUE? Entre em contato com o Dr. Alex Goldbach!