Todo tipo de queda de cabelo deve receber tratamento o mais rápido possível.
Apesar de ser um episódio totalmente natural, existem fatores que podem acelerar todo este processo, tornando a situação desagradável, influenciando na qualidade de vida e autoestima do indivíduo.
Alguns fatores contribuem para queda capilar masculina e feminina. Entre elas estão:
Existem algumas diferenças fundamentais entre a queda de cabelo masculina e feminina, que conheceremos adiante.
Nas mulheres, o principal fator determinante para queda de cabelo é a genética. Questões hormonais, que costumam ocorrer durante a gravidez e na menopausa, também interferem no processo.
A queda se dá de forma lenta e gradual. Os fios, geralmente, sofrem um afinamento. Vale salientar que uma queda diária normal é em torno de 100 fios.
No entanto, quando este número é superado, é necessária a avaliação de um especialista.
Ele avaliará as causas e indicará a melhor opção de tratamento, que inclui medicamentos, shampoos especiais, aplicação de fatores de crescimento, intradermoterapia, microagulhamento, plasma-rico-em-plaquetas (PRP), terapia led ou até mesmo um transplante capilar.
A intradermoterapia, o PRP e o microagulhamento são procedimentos não cirúrgicos, que utilizam aplicações através de injeção, promovendo a melhoria da circulação sanguínea e estimulando o crescimento de novos fios.
No público masculino, a queda está ligada também a fatores genéticos, além da ação dos hormônios masculinos.
Eles promovem uma atrofia dos folículos capilares (estruturas onde nascem os pêlos), devido a sensibilidade das raízes capilares, acentuando a queda.
Outros fatores associados incluem a alimentação pobre em nutrientes, estresse psicológico e físico, além do uso de medicamentos específicos.
Diferentemente das mulheres, aqui, a queda se dá de forma mais rápida. Locais como têmporas e topo da cabeça são os mais atingidos.
Para os homens, existem, atualmente, diversos tratamentos para diminuir a queda acentuada e também para promover o crescimento capilar.
Entre os mais usados estão a finasterida e o minoxidil. O uso de terapias de led, microagulhamento e shampoos especiais contribuem ainda mais para um excelente resultado.
Vale salientar que o tratamento é específico para cada pessoa. Ou seja, indivíduos com o mesmo problema, com mesma forma de tratamento, podem apresentar resultados diferentes.
A avaliação por um especialista é fundamental. Só ela saberá das particularidades e necessidades de cada um.
Lembre-se: a alimentação saudável, prática diária de exercícios físicos e hidratação, ainda continuam sendo as principais formas contra a queda capilar masculina e feminina.
Entre em contato com o Dr. Alex Goldbach para saber mais!